sábado, 30 de julho de 2011

Camarão


Olá galera tudo certo? Comigo está tudo ótimo, hoje é sábado eba, acordei às quatro e meia para fazer doces não parei e ainda tenho uma festa de niver da minha amiga Camila Almeida para ir, aja pique hehe..vou publicar hoje mais uma receita fácil mas maravilhosa para servir como um petisco antes da janta,é o Canapé de Camarão, quinta publiquei o Canapé de Atum, para quem está afim de fazer uma janta com peixes e frutos do mar, fica a dica.
Bom Final de Semana.

Canapé de Camarão

Ingredientes

1 caixinha(s) de torradinha(s)
500 gr de camarão sete barbas limpo(s)
3 colher(es) (sopa) de maionese
1 colher(es) (sopa) de catchup
1 colher(es) (chá) de mostarda
1 colher(es) (café) de molho inglês
quanto baste de salsinha
quanto baste de sal
quanto baste de pimenta-do-reino branca

Modo de Preparo


Limpe e lave muito bem os camarões. Tempere com sal e pimenta branca e deixe tomar gosto por 30 minutos em refrigeração.
Em uma panela com água fervente (não é necessário mais que 1 litro de água), cozinhe os camarões temperados por aproximadamente 2 minutos.
Escorra muito bem e reserve.
À parte, misture a maionese, catchup, mostarda e molho inglês até obter um molho homogêneo.
Monte os canapés colocando sobre cada torradinha um pouquinho do molho, um camarão e uma folha de salsinha para decorar.
Sirva em temperatura ambiente

Bom Apetite!



sexta-feira, 29 de julho de 2011

Nhoque


Olá Galera, hoje é Sexta que bom, mas hoje não é um simples dia e sim o dia 29, que é o tradicional dia do Nhoque, então vou postar uma receita de Nhoque de Batata ao Molho Vermelho, mas antes disso vou contar um pouco da história desse dia.

A lenda mais difundida sobre o nascimento da magia remete a algum vilarejo na velha Itália, terra natal do prato. Com diferentes variações, a maioria conta que São Pantaleão, um missionário vestido de andarilho, chegou a essa pequena vila, num dia 29, e bateu na porta de uma simplória casa. Um casal de velhinhos (às vezes transcritos como um povoado inteiro), mesmo desconfiado pela chegada repentina do andarilho, recepcionou-o e serviu o único alimento que havia na dispensa: nhoque, dividido em sete unidades para cada. Nas diferentes conclusões, uma delas conta que ao retirar a mesa, logo após a saída do missionário da casa, os velhinhos encontraram moedas de ouro embaixo do prato.

Outra vertente registra que São Pantaleão, algum tempo depois do ocorrido, voltou à casa dos velhinhos e contou que após comer aquele prato sua vida tinha melhorado muito.

No caso da passagem onde o missionário foi recepcionado por todo povoado, ele, depois de ter saboreado de pé o prato de nhoque, pediu para que eles sempre se reunissem todo dia 29 daquela forma para trazer sorte e prosperidade e foi o que aconteceu. A vila prosperou e a tradição continuou a ser praticada mês a mês.

Os incrédulos afirmam que a tradição surgiu na América do Sul como estratégia de alguns restaurantes que necessitavam aumentar a clientela.
Brasil

Vários restaurantes brasileiros servem o Nhoque da Sorte todo dia 29. O prato também causa divergências quando o assunto é quem foi o pioneiro a introduzir a simpatia no país. Laura Giarelli, fundadora do restaurante La Bettola, garante que trouxe a tradição da Argentina e a partir de 1979 começou a praticar a simpatia em seu estabelecimento. A empresária Mary Nigri, dona do Quattrino, também diz ser a pioneira do Nhoque da Sorte, apesar de servi-lo há apenas 13 anos. Até a atriz global Regina Casé já reivindicou as honras para sua mãe, na época em que a atriz fazia parte da companhia teatral "Asdrúbal Trouxe o Trombone". Disse ela que seus companheiros eram tão durangos que a mãe da moça todo dia 29 repetia a mesma tradição para tentar trazer fortuna aos maltrapilhos.

Simpatia

No dia 29 de cada mês, deve-se colocar uma nota de dinheiro embaixo do prato de nhoque. Muitos dão preferência ao dólar, já que é uma moeda mais forte e segura. Coma sete bolinhas do nhoque de pé e faça um pedido (A nota deve ser guardada até o dia 29 do mês seguinte). Depois sente-se e coma o restante do banquete.

Nhoque de Batata ao Molho Vermelho

Nhoque

Ingredientes

Meio quilo de batata inglesa (rosa)

4 gemas

Farinha de trigo até dar ponto

Sal

Modo de Fazer

Cozinhe as batatas até ficarem macias, depois de frias amasse as e misture as gemas, o sal a gosto e a farinha de trigo, amasse até desgrudar da mão.

Faça rolinhos com a massa e corte os nhoques de 1 a 1,5 cm aproximadamente.

Cozinhe minutos antes de servir.

Molho

1 kg de tomates picados (sem pele e sem sementes)

200g de cebola picada

20g de alho picado

50g de manteiga sem sal

100g de extrato de tomate

Sal a gosto

Pimenta braça moída a gosto

2 folinhas de manjericão

Modo de Fazer

Em uma caçarola coloque a manteiga, acrescente a cebola e o alho, deixei fritar e acrescente o extrato de tomate.

Em seguida coloque os tomates picados, tempere com sal, pimenta e as folinhas de manjericão.

Cozinhe com a tampa fechada até que se desmanche por completo.

Cozinhe o nhoque e cubra com o molho de vermelho e queijo parmesão ralado, para decorar uma folinha de manjericão.

Bom Apetite e Muita Sorte!

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Canapé de Atum


Olá pessoal, hoje é quinta estamos quase no findi eba, então vou postar uma receita ótima para quem está afim de fazer uns petiscos, é o Canapé de Atum, muito simples de fazer e fica uma delicia.

Canapé de Atum

Ingredientes

1 lata de atum
1/2 xícara de maionese
1 colher de sopa de azeitona preta picada
1 talo de salsão picadinho (opcional)
1 pitada de sal
Orégano
1 embalagem de torradinhas para canapés

Modo de Fazer

Misture o atum com as azeitonas picadas, o salsão, a maionese e tempere com sal e orégano a gosto.
Deixe na geladeira por aproximadamente 1 hora, e sirva em cima das torradinhas.
Decore com um pedacinho de tomate cereja, um pedaço de azeitona preta e uma folinha de manjericão.

Bom Apetite!

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Açafrão


Olá Galera, estamos na metade da semana, e hoje vou postar a receita de uma sobremesa que muitos vão achar bem diferente que é a Trufa de Açafrão, e vou contar um pouco da história dessa especiaria.

O Açafrão é uma planta herbácea, bulbos com suas folhas compridas, arroxeadas, flor amarela ou vermelha. Os seus estigmas dessecados fornecem o açafrão e que é uma matéria amarela usada como corante e condimento.

O autentico custa caro. É preciso colher um milhão de flores para obter 5 quilos de estigmas,que quando secos, são acondicionados inteiros ou em pó.

O nome açafrão vem do árabe az´faran, que significa amarelo, a sagrada cor dos monges budistas. Nativo da região do Mediterrâneo e importado inicialmente da Espanha, que, junto com Portugal é o maior produtor de açafrão do mundo.

O açafrão pode ser cultivado sob climas temperados a tropicais, suportando bem temperaturas frias a quentes. Não é uma planta muito exigente ao tipo de solo, desde que seja bem drenado. Recomenda-se utilizar solos adubados com matéria orgânica, como estercos, e após o plantio cobrir com palhadas.

Na culinária o açafrão é empregado principalmente em pratos de países mediterrâneos, sendo muito empregado em países como Espanha e Itália.É usado como corante e aroma-tizante. Emprega-se nas famosas paella espanholas, risotos italianos, pratos de peixe e crustáceos, sopas, pratos com fígado, molhos, inclusive os de tomate, massas, pastéis, entre outros. O açafrão é sempre utilizado em pequenas doses, pois seus aromas são muito intensos.

Bom Apetite!

Trufa de Açafrão

Ingredientes

500g de chocolate branco

200g de creme de leite

2 col. De sopa de açafrão

500g de chocolate meio amargo para banhar

Modo de Fazer

Em um recipiente, leve o chocolate branco ao microondas na potência média,

de 30 a 30 seg, até derreter e não tiver mais grumos, misture o açafrão e o creme de leite até obter uma ganache brilhante e homogenia, leve a geladeira por 2 horas para criar consistência. Passando esse tempo retire da geladeira e faça bolinhas, mantenha na geladeira até a hora de banhar no chocolate.

Para Cobertura derreta 500g de chocolate meio amargo no microondas, na potência média, de 30 a 30 seg, até que esteja totalmente derretido, em seguida é preciso fazer a tempera do chocolate, para que ele atinja 29 Cº. Em seguida banhe as trufas e decore elas com pó de açafrão.

terça-feira, 26 de julho de 2011

Moussaká


Olá pessoal, hoje é terça-feira e eu vou publicar uma receita um pouco mais elaborada, também de origem Grega, muito gostosa o Moussaká.
Todo mundo que visita a Grécia volta de lá falando do Moussaká, não que seja o prato mais apreciado ou que os gregos mais comem, mas com certeza é o que os turistas mais comem.
Os gregos só fazem Moussaká em ocasiões especiais, seja porque é um prato trabalhoso, ou porque é considerado muito pesado, pois os gregos costumam ter uma alimentação saudável.
Como todas as receitas gregas, cada região da Grécia e cada pessoa individualmente tem seu jeito de preparar, cada um utiliza diferentes temperos e diferentes quantidades de camadas e todos estão certos, e isso é muito apreciado na culinária grega, ela permite que cada pessoa coloque seu toque pessoal.
Moussaká é uma espécie de lasanha de berinjela, carne e molho bechamel, a receita tradicional são camadas de berinjela, carne de cordeiro e bechamel. e para finalizar queijo.
Quando eu fiz não pensei que ficava tão gostosa, uma dica é servir o Moussaká com arroz branco e uma salada verde.

Molho Bechamel

Ingredientes

250 ml de leite

1 colher de sopa de manteiga

2 colheres de sopa de farinha de trigo

Sal a gosto

Noz moscada a gosto

Modo de Fazer

Derreta a manteiga e aos poucos misture a farinha de trigo, deixando formar um creminho levemente dourado a seguir coloque o leite também aos poucos e mexa até engrossar, acrescente os temperos e está pronto

Todo o processo deve ser feito em fogo baixo

Se tiver, utilize um batedor ( fouet ) para facilitar o preparo

Moussaká

Ingredientes

500g de berinjela
60 ml de azeite de oliva
2 unidades de cebola picada
2 unidades de tomate sem pele e sem semente
500g de patinho moído (ou carne de cordeiro moída)
2 xícaras de chá de vinho branco
sal a gosto
pimenta do reino preta a gosto
noz moscada a gosto
canela em pó a gosto
cravo da índia em pó a gosto
1 xícara de farinha de trigo
200g de queijo parmesão ralado
500g de molho bechamel

Modo de Fazer

Corte as berinjelas em fatias finas, no sentido do comprimento. Coloque-as em uma vasilha, salgue e empane com a farinha de trigo.
Em uma panela, aqueça metade do azeite e refogue a cebola. Acrescente a carne e deixe dourar bem. Adicione os tomates, o vinho, a pimenta, a canela cravo e a noz-moscada. Misture e deixe cozinhar em fogo médio até que a carne fique quase seca.
Em uma frigideira, aqueça o restante do azeite e refogue as fatias de berinjela.
Forre o fundo de um refratário com parte da berinjela e, por cima, coloque uma camada de carne. Coloque por cima da carne uma camada de bechamel e mais uma camada de berinjela e continue intercalando, sendo que a ultima camada deve ser de berinjela cubra com o queijo parmesão. Leve ao forno quente até estar gratinado. Sirva imediatamente.

Bom Apetite!